quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Origem do nome de alguns países Sul-americanos


Argentina - Seus descobridores encontraram lá muita prata, que em latim se chama argentum - uma das riquezas do solo, inspirou o nome do país.

Bolívia - Homenageia Simon Bolívar - herói sul-americano responsável pela independência de vários países inclusive a Bolívia.

Brasil - Nome da árvore que era abundante na região. Produto extremamente lucrativo do qual se extraia um corante vermelho-brasa, daí o nome.

Chile - A palavra chilli, na língua de uma tribo chamada aimarás significa - "onde acaba a terra" por sua localização era considerada final do continente.

Colômbia - Homenageia o italiano Cristóvão Colombo descobridor do continente americano em 1492.

Equador - Alusão à linha imaginária que corta o país, o Equador.

Guiana e Guiana Francesa - Palavra indígena guyana que significa "terra de muitas águas".

Paraguai - Os índios que viviam nesta região eram os payaguaes, que viviam às margens do rio que tinha o mesmo nome da tribo.

Peru - Na língua inca quíchua, a palavra peru significa "terra de riquezas e esperanças". Outra versão aponta uma adaptação do nome de um importante cacique inca - Birú.

Suriname - Derivação da palavra surinen, nome da tribo que habitava originalmente a região.

Uruguai - O nome faz referência a um dos principais rios do continente, o Uruguai, que em tupi significa "rio dos pássaros", ou "rio dos caracóis".

Venezuela - Foi o navegador italiano Américo Vespúcio quem batizou a região de Venezuela - pequena Veneza - por associar a imagem das casas dos índios construídas em palafitas sobre as águas do lago Maracaibo, às casas de Veneza.

A hora do Coiote

Um comentário:

Anônimo disse...

interesante celsotf