terça-feira, 7 de outubro de 2008

O lugar mais silencioso da Terra

Tem dias que a única coisa que você precisa é silêncio, porque você já não aguenta mais aquele vizinho que insiste em fazê-lo conhecer toda a coleção de discos ou aquele colega do trabalho que não pára de falar? Então precisa conhecer o laboratório Orfield, em Minnesota - o lugar mais silencioso da Terra, certificado pelo Guinness.

O projeto é engenhoso. Uma câmara anecóica (sala blindada, coberta por material absorvente), com paredes duplas, feitas com lâminas de aço e 6 lados, foi construída dentro de outras três salas, que ficam flutuando em um poço sobre algumas molas. Essa estrutura, aliada a paredes com 30 cm de concreto sólido, permitem um nível médio de ruído igual a -9dB, que representa um índice muito mais baixo do que o ouvido humano consegue captar (0 dB).

O silêncio total é algo tão raro que, ao remover toda a reverberação, os únicos sons possíveis são os emitidos pelo seu próprio corpo. Alguns momentos dentro da câmara produzem efeitos estranhos no corpo. Você é capaz de escutar seu próprio coração, pulsação arterial e um zumbido na orelha, como nunca ouvido. O mais curioso, é que o silêncio total faz com que você perca a noção de espaço ao ser redor.


A Orfield Labs tem uma história muito interessante com o som. Atualmente eles testam um novo conceito de arquitetura que utiliza variações de iluminação, som e temperatura, para simular diferentes reações em um ambiente de trabalho, visando o aumento de produtividade e satisfação dos funcionários.
Tirei lá do Buteco da Net

Nenhum comentário: