quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Renan é a cara do Senado e vice-versa

Essa vem quentinha do Blog do Marcelo Tas. Leia, reflita e comece a agir como um cidadão consciente:

"Assisti ontem, degustando um anti-ácido on the rocks, boa parte da sessão do Senado que mais uma vez absolveu Renan. É uma cerimônia que de tão bizarra torna-se cativante. Como no caso das televendas ou dos pastores eletrônicos que curam doenças na TV, o conteúdo é medíocre, mas o programa é hipnótico.

A cada minuto que passa fica mais difícil acreditar no que os olhos vêem. Há duas camadas de consciência. A que sai do gogó dos parlamentares: dura, rigorosa, austera e solene. E a que se deixa vazar através do "body-gesture" deles capturada por câmeras e microfones: um clima de recreio escolar, fanfarrã, cínica e infantil, com o devido perdão às crianças pela comparação.

Trata-se de uma coleção de homens feios e deformados. Na tela, um videoclipe de monstrengos com destaques para Demóstenes Torres, Ideli Salvati, Garibaldi Alves, Romero Jucá, José Sarney, Paulo Duque e até Aloisio Mercadante. Outrora um jovem vistoso, Mercadante apresenta agora tiques e deformações provavelmente causadas pelos ossos do ofício de explicar o inexplicável, como defender Renan na primeira votação e agora pedir visivelmente arrependido a cabeça dele diante da câmeras.

O espetáculo, literalmente, é um show de horrores. Combinação de um a estética brega com texto rebuscado-chinfrim de advogado de porta-de-cadeia.

O final vocês conhecem, Renan foi absolvido. Nada mais natural num Senado que não respeita a sí próprio. Por que iriam punir Renan por quebra de decoro na aquisição de uma rádio em Alagoas, se mais de 20 senadores no plenário já fizeram o mesmo em seus estados?

O Senado da República é a cara de Renan. E vice-versa. Eles se merecem. Mas, definitivamente, nós não merecemos esses pafúncios.

Foto: G1"

Nenhum comentário: