segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Busca coloca Preta Gil contra o Google

O advogado da cantora Preta Gil, Ricardo Brajterman, afirmou nesta sexta-feira (15) que abrirá um processo contra o Google nos próximos dias. O motivo é uma associação, feita na busca de imagens do site, entre o nome dela e os termos "atriz" e "gorda". Quando o internauta digita essas duas palavras juntas, aparece a sugestão “experimente também: Preta Gil”. O Google disse estar aberto para conversar sobre o caso e auxiliar Preta no que for possível.


“É ridículo, é ridículo. Quando você busca ‘atriz gorda’ não aparece nada com meu nome. Mas depois vem essa sugestão”, afirmou a cantora ao G1. “Vindo do Google, que hoje é o manual de todo mundo, é algo deplorável.” A cantora passou as informações para seu advogado e afirmou que ficaria a critério dele decidir o que fazer.

O resultado da busca ganhou repercussão depois que foi publicado no site humorístico Kibe Loco, na quinta-feira (14). “Isso foi dica de um leitor. A Preta Gil é alvo [das piadas] como qualquer outra pessoa pública. Quanto mais aparecem, mais elas entram na mira”, disse Antonio Tabet, responsável pela página.

Em entrevista ao G1, o advogado da cantora afirmou que entrará com um processo por danos morais. “É inadmissível que o Google seja um instrumento de preconceito. É uma ofensa, uma atitude reprovável, leviana. Ninguém pode discriminar uma pessoa por sua aparência”, disse.

Ele afirmou que a indenização não será definida no processo judicial. Isso porque, explica, quem define esse valor é o juiz. “Vamos mostrar a ele o tamanho do dano com base no número de acessos dessa busca e também no fato de o Google ser o maior site de buscas do mundo.”

Segundo o advogado, no processo da atriz Luana Piovani contra o programa “Pânico na TV” o valor foi de R$ 250 mil. “Acho que no caso da Preta a indenização ultrapassará esse valor”, concluiu, comparando a quantidade de pessoas que têm acesso ao programa de TV e ao Google. Brajterman lembrou ainda que se trata de um dano continuado e, em casos assim, a indenização está ligada ao tempo de exposição.

Brajterman disse ainda que a empresa de buscas já foi comunicada sobre o fato via telefone, “mas insiste em manter essa associação entre o nome de Preta Gil e atriz gorda”.

Algoritmo do Google

Para Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google no Brasil, esse é um típico caso de “Google bomb”. O termo é utilizado para identificar uma estratégia de manipulação do algoritmo do site de buscas. Para que ela funcione, os internautas envolvidos na ação devem tentar de todas as maneiras associar os termos que querem ver relacionados no site - neste caso, “Preta Gil” e “atriz gorda”.

Assim, eles identificam as fotos da cantora com esses termos e associam seu nome às características, além de realizar buscas juntando todos esses termos. “É possível mobilizar as pessoas para fazer isso por algum tempo, mas essa ação é pontual. Dentro de algumas horas ou dias ela acaba sendo soterrada por outras buscas legítimas”, explicou o executivo. Segundo ele, a empresa está aberta para conversar sobre o caso e ajudar a atriz no que for possível.

Alterar o algoritmo do Google para invalidar a sugestão do site, no entanto, não é uma possibilidade. “Se eu interfiro no comportamento de busca, vou cercear a informação. Ninguém espera que o Google seja um censor do mundo.”

O diretor não acredita que esse caso possa ser comparado ao de Daniella Cicarelli (um vídeo com cenas quentes da modelo fez com que o YouTube fosse tirado do ar no Brasil, em janeiro de 2007). Segundo ele, o arquivo com as imagens da modelo poderia ser baixado no computador e “devolvido” à internet, tornando mais difícil seu desaparecimento. Já no caso de Preta Gil, ele acredita que a ação seja passageira.

Vi lá no G1

Nenhum comentário: