domingo, 24 de fevereiro de 2008

7 limites que você deve saber sobre o seu corpo

1. Quanto frio você pode aguentar?


A temperatura corporal normal varia muito entre os indivíduos, mas, geralmente, fica em torno de 37ºC.

Com 36ºC, os tempos de reação continuam normais. Com 35ºC tarefas simples, como escrever o seu próprio nome e até caminhar, tornam-se muito difíceis. Com 33ºC você pode ficar completamente irracional, desperdiçando energia e despindo-se completamente. Com 32ºC, a maior parte das pessoas entram em colapso, e ficam inconscientes quando a temperatura principal cai a aproximadamente 30ºC. Neste ponto o corpo deixa de tentar manter a temperatura principal. A respiração diminui a somente uma ou duas respirações um minuto.

Com 28ºC, inicia-se arritmia cardíaca (batidas irregulares do coração). Com 20ºC, o seu coração terá deixado de bater completamente.

Em 2001, um bebê foi reanimado após ficar exposto a uma temperatura de -20ºC. Seu coração havia parado e sua temperatura corporal era de aproximadamente 16ºC.


2. Quanto sangue você pode perder - e viver?


Um adulto saudável tem entre 3,8 e 5,6 litros de sangue. Você pode perder até 15% do seu volume total, sem nenhum efeito imediato. Acima disso, o pulso torna-se mais rápido e você pode sentir tonturas, irritação ou frio.

Com cerca de 40% de perda, a pressão arterial é muito baixa para encher o coração e câmaras do coração, causando taquicardia ventricular (aumento do ritmo, que pode ser fatal).

A boa aptidão cardiovascular melhora as suas possibilidades da sobrevivência.

Permanecer imóvel e calmo também atrasarão o choque, reduzindo os níveis de adrenalina.



3. Quanto de água você aguenta beber em uma hora?


Dez litros: é o máximo de água você pode beber em uma hora sem diluir os seus níveis de eletrólito, resultando em morte.



4. Quantas picadas de abelha você pode suportar?


2243: foi o maior número de picadas de abelhas que alguém sobreviver para contar.

600: é a quantidade necessária para dar uma chance de 50% de vida.



5. Qual é o maior choque elétrico que você pode suportar?


É muito difícil dizer com precisão qual é a tensão que pode matar uma pessoa porque os efeitos do choque dependem muito mais da corrente e a corrente não depende apenas da tensão, mas também da resistência apresentada pela pessoa no momento do choque.

Essa resistência pode variar entre centenas de milhares de ohms nos pontos em que a pele é mais grossa e seca, até algumas centenas de ohms nos locais em que a pele seja fina ou esteja ferida e molhada.

Importante na análise das condições em que uma pessoa pode levar choques é o fato da corrente poder circular somente se houver um percurso para isso, o que quer dizer que uma pessoa só pode levar um choque se a corrente puder circular entre dois pontos de seu corpo.

Na eletrocução clássica, o coração é colocado fora do seu ritmo de batida, processo chamado de fibrilação ventricular.

O limiar da sensação de seres humanos é um milliamp (1mA), enquanto uma corrente de 200mA é fatal - capaz de parar um coração humano de aproximadamente 300g.



6. Com quantas bolas você pode fazer malabarismo?


Apenas poucas pessoas conseguiram fazer marabalismo com 11 ou 12 bolas e ninguém jamais fez com 13.

O problema é que, quanto mais bolas estão no ar de uma só vez, mais rapidamente suas mãos precisam deslocar-se para mantê-las no ar.

Um estudo com 1997 acelerómetros presos às mãos de alguns dos melhores malabaristas no mundo mostrou que - com técnica perfeita - é possível jogar 16 bolas de uma só vez ao ar. Mas para que isto aconteça, cada bola teria de ser lançada exatamente na mesma altura e na mesma posição.



7. Até que velocidade você pode ser atropelado e sobreviver?


A cerca de 48 km/h, a possibilidade de sobreviver a um choque de carro cai para 27%. A uma velocidade acima de 61 km/h, você tem menos de 1% de chance de sobrevivência.

Fonte

Um comentário:

Anônimo disse...

Aproveitei bem o meu 1%. Cris