terça-feira, 20 de maio de 2008

Os dos e don’ts quando o assunto é terremoto

Como a terra anda tremendo por aqui, melhor ficar sabendo qual é a melhor maneira de encarar mais essa. Portanto, anote:

  • Se você estiver dentro de algum lugar coberto, ou seja, indoors, fique lá. Se coloque embaixo de alguma mesa ou outra mobília e fique lá até o tremor parar, ou então, fique colado em alguma parede interna. Fique fora do alcance de paredes externas, vidros, mobílias pesadas, estantes, lareiras, armários ou qualquer coisa grande ou pequena que possa cair ou voar pra cima de você. A cozinha é um lugar particularmente perigoso para se ficar for obvious reasons. Se estiver no escritório, fique longe das janelas e das paredes exteriores e não use o elevador.
  • Se você estiver do lado de fora, procure um lugar bem aberto bem longe de prédios, postes ou cabos de energia ou qualquer coisa que possa cair em você.
  • Se você estiver dirigindo (em movimento provavelmente você não vai nem sentir o terremoto), tente tirar o carro do tráfego e pare em algum lugar seguro bem longe de pontes, passarelas, túneis ou outras construções que possam desabar. Não pare perto e muito menos debaixo delas. E evite também árvores, postes, sinais e cabos de energia. Fique dentro do carro. E cuidado ao dirigir ou andar na rua depois de um terremoto para poder desviar de possíveis desníveis ou buracos no caminho.
  • Se estiver nas montanhas, muito cuidado com deslizamentos de terra. Mesmo cuidado se aplica a regiões próximas ao mar, já que um tsunami pode ocorrer. Neste caso, vá para lugares altos ou fique bem longe da costa.
  • Se estiver numa área cheia de gente, tente ficar calmo e não entrar em pânico. E não saia como um louco em busca da saída. Se abaixe e cubra a cabeça com os braços e as mãos. Ou vá pra debaixo de alguma mesa se puder.
  • Depois do terremoto, cheque o gás e procure vazamentos ou focos de incêndio. Se sentir cheiro de gás, feche o registro principal. Se tiver alguma evidência de danos elétricos com um possível curto-circuito à vista, desligue a energia geral da casa. Se o telefone estiver funcionando, só use em caso de emergência para não atrapallhar o contato de quem realmente precise de ajuda. E nem saia pelas ruas dirigindo ou mesmo passeando. Fique quieto em casa.
  • Muito cuidado ao abrir armários e estantes depois do terremoto, pois os objetos podem cair em cima de você. O mesmo cuidado se aplica a chaminés.
  • Cheque os danos e craquelados no chão e teto da sua casa.
  • Ouça o rádio ou veja TV para saber sobre a situação e o que fazer se a coisa tiver sido realmente preocupante.
  • E lembre-se sempre que um terremoto pode vir seguido de outros pequenos tremores que podem causar danos igualmente desastrosos.
  • E se você tiver que deixar a sua casa, avise para onde está indo ou se encontra para algum familiar ou amigo, just in case.

Lá do Homens Modernos

Nenhum comentário: