quarta-feira, 30 de julho de 2008

Veja com que roupa o Irã irá às Olimpíadas

Você já deve ter visto as roupas tecnologicamente desenvolvidas, que buscam um maior desempenho para os atletas dos países de maior tradição nas Olimpíadas, mas certamente ainda não viu o modelito que as atletas iranianas utilizarão em Pequim.

O burquini, como é chamado, é um modelo esportivo baseado na tradicional burca, item indispensável no guarda-roupa das muçulmanas. A roupa é composta por um véu, uma calça e uma blusa de manga comprida e bem à baixo da cintura. As atletas da seleção de natação, que nunca foram à nenhuma competição desse tipo, serão o centro das atenções durante às competições.
Mais curioso do que os trajes iranianos foi o discurso do presidente Mahmoud Ahmadinejad, que questionou a participação feminina nos jogos. Para ele, as mulheres do seu país não acrescentariam tanto na competição assim como os homens.


Essa visão é fortalecida pelas próprias mulheres, que afirmam não se importarem em abrir mão do conforto, em detrimento da tradição. A campeã de atletismo Ruqaya Al Ghasara, que estará em Pequim, afirma que conseguiu todos os índices usando sua hijab, o véu que cobre a cabeça das muçulmanas: "mostrei que usar o hijab não é obstáculo".

O curioso seria ver uma dupla de vôlei de praia usando roupas tradicionais, contrariando as regras da FIVB, que exige que a parte de baixo do biquíni esteja há 5 cm além das nádegas.

Tirei do Buteco na Net

Um comentário:

Alien disse...

ao menos elas não gastam em protetor solar :)