quarta-feira, 30 de julho de 2008

Lugares proibidos dos EUA

O que você vê na pequena fotografia da esquerda? Talvez um antisséptico bucal? Inofensivo? É bem mais. Este pequno frasco contém o vírus da AIDS. Na seqüência você vai fazer uma viagem a locais que não são o que parecem. Uma visita ao lado oculto, quase não revelado, dos Estados Unidos. Um trabalho que lhe convida a descobrir palcos aos quais você nunca poderá chegar.

AIDS numa garrafa
Laboratório de pesquisas sobre o HIV. Escola médica de Harvard. Boston, Massachusetts. Um frasco letal. Contém o vírus da imunodeficiência humana. Parece inofensivo, simplesmente um frasco com líquido, mas é uma peça vital na busca de uma vacina que detenha a pandemia. Este recipiente pacífico a primeira vista está guardado num prédio no qual não se pode entrar nem sair sem um controle exaustivo. Um prédio sem ventilação onde até o invisível pode estar encerrado nela. Mais de 42 milhões de pessoas estão infectadas pelo vírus da AIDS.

Maconha legal
Sala de ensaio sobre o crescimento da maconha. Centro nacional de pesquisa sobre produtos naturais. Oxford, Mississippi. A metade das detenções nos Estados Unidos por causa das drogas estão relacionados com o porte ou o tráfico de maconha. Isto não impede à Administração de Bush manter um centro que pesquisa sobre os possíveis benefícios desta droga.

A oficina da "honra"
Cirurgia estética. Fort Lauderdale, Flórida. A mulher da fotografia abaixo tem 21 anos. É de origem palestina, mas vive nos Estados Unidos. Está aí entubada por uma questão cultural. Não pode chegar ao casamento sem estar intacta. Machismo religioso. Com anestesia intravenosa ou local, em apenas 30 minutos sua virginidade será devolvida. Ou ao menos reconstruída. Tudo graças à clínica do doutor Stern, que cobrará 3.500 dólares por esta meia hora que "devolverá a honra" para a moça. Um assunto asséptico.

Covardes da Ku Klux Klan
Escritório imperial do mundo dos cavaleiros da Ku Klux Klan. Sharpsburg, Maryland. São jovens e têm um decálogo: 1. Parar a imigração. 2. Finalizar o comércio livre. 3. Acabar com a discriminação branca. 4. Proibir o casamento interracial. 5. Acabar com a ajuda internacional. 6. Erradicar a homossexualidade. 7. Lei e ordem. 8. Apoiar o pequeno comércio. 9 Defender a posse de armas. 10. Assegurar a existência da raça e o futuro de seus filhos brancos. Grande maioria de covardes que sempre escondem a cara.

Pena de morte
"A caixa". Banho de sol do corredor da morte em Mansfield, Ohio. Presume ser a democracia mais adiantada do mundo ocidental, mas no Estados Unidos ainda é vigente a pena de morte em uma sociedade capaz de tolerar um limbo dos direitos humanos como Guantanamo. Uma sociedade que constrói estas celas para dar sueto aos condenados à pena capital. Este é seu lugar de banho de sol. Este é seu melhor momento do dia.

Laboratório de putrefação
Apartado de corpos em descomposição do centro de pesquisa de antropologia forense. Universidade de Tennessee. Knoxville, Tennessee. Sim. É um corpo humano em descomposição. O de um jovem que simula a cena de um crime. A "granja dos corpos", assim é chamado este lugar. Mas não se preocupem, esse garoto que vêem tão solitário está acompanhado por outros 74 cadáveres dispersos pela propriedade. São corpos doados por seus familiares ou de indigentes que ninguém reclama. São de muita ajuda: dizem os criminologistas. Ajudam a descobrir pistas.

Com as costas molhadas
Proteção e aduanas da fronteira do Estados Unidos e México. Corredor do deserto do oeste, Arizona. Leonardo, Foroteo, Francisco e Marcial. Assim, com a insensibilidade da esquerda à direita. Têm 20, 24, 50 e 37 anos, respectivamente. Primeira vez, terceira, terceira e quarta vez que tentam cruzar a fronteira do sonho americano. Caminharam quatro dias inteiros. Levavam dois litros de água, três latas de sardinha e 140 dólares, em conjunto. Esse lugar é conhecido como "corredor da morte".

Armazém de sonhos
Arquivos de Lucas Filmes. Rancho Skywalker. Condado de Marin, Califórnia. Com certeza já as viu. A saga de "Star Wars", a de Indiana Jones. Assim é como ficam os objetos após seu trabalho. Num armazém. Mas ainda assim, a magia não se apaga de todo. Quem não gostaria de ter aquela estrela da morte? Chegará um momento que estarão em museus como parte da memória coletiva. Cada coisa a seu tempo.

Susurrando aos mosquitos
Laboratório médico entomológico da Flórida. Praia de Vero, Flórida. Chama-se Jonathan Day e na foto tem seu braço enfiado numa caixa cheia de mosquitos. Está testando a eficácia de um novo repelente. É estudioso de insetos voadores e dedica-se a antecipar as epidemias que estas pragas voadores possam causar ao ser humano. Em 2006 foram diagnosticadas 20.607 casos de novos vírus; 816 das pessoas picadas não sobreviveram. Este é o maior centro do mundo dedicado a esta tarefa.


Lá do Mdig

Nenhum comentário: