quinta-feira, 6 de março de 2008

Homem recebe conta de R$ 36 mil após fazer download de "Friends"

Um inglês recebeu uma conta de 14 mil euros (cerca de 36 mil reais), após sua mulher ter feito o download de quatro episódios da série "Friends" através do seu telefone celular, enquanto ele viajava.


Segundo o Jornal Telegraph, o download, feito em banda larga, dos episódios até era gratuito se tivesse sido feito em solo britânico, mas como o casal viajou para a Alemanha, foram acrescidas taxas adicionais pelo download.

Quando retornou para casa, o proprietário, que não foi identificado pelo Jornal, recebeu uma ligação da sua operadora, a Vodafone, alertando-o que sua conta já somava 14.400 euros.

O caso vai ser investigado pela Ofcom, a agência reguladora das telecomunicações do Reino Unido.

Para evitar situações como esta, a comissária europeia para a Sociedade da Informação, Viviane Reding, deu até 1 de Julho para que as operadoras de telefonia celular baixem as taxas que cobram pela transferência de dados e envio de mensagens de texto no exterior, lembra o jornal. Segundo Reding, "As altas tarifas cobradas no exterior devem ser justificadas ou terão que desaparecer. Enviar uma mensagem de texto ou fazer o download de dados em outro país não deve ser substancialmente mais caro do que em casa".

Esta não é a primeira vez que a Vodafone é envolvida em cobranças vultosas. Ray Elmitt, diretor de uma empresa, recebeu uma fatura de £ 1,150 depois de utilizar o seu telefone para conectar-se ao site da sua empresa por uma hora, enquanto estava viajando na Espanha .
[fonte]

Nenhum comentário: