quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Cliff Young e o teorema de Báskara.


Todo ano acontece na Australia uma ultra-maratona entre Sidney e Melbourne, considerada a mais dificil ultra-maratona do mundo, com 875km de extensão. Em 1983 demoravam cerca de 5 dias pra finalizar a prova, e só atletas profissionais patrocinados por grandes marcas tinham coragem de participar.

Na edição de 1983, um cara chamado Cliff Young apareceu na largada da prova, ninguem deu importancia no começo por pensar que ele estava ali pra ver o evento, até que ele colocou o numero sobre a camisa de flanela e seguiu até a linha de largada de galochas. Foi quando todos perceberam que aquele senhor de 61 anos iria realmente participar da corrida, disputando ela com atletas internacionais com metade da idade dele. A emissora local ficou curiosa com o fato e na largada fez algumas perguntas:

-"Quem é você e o que faz?"

-"Eu sou Cliff Young e sou de uma fazenda onde corremos atras de ovelhas, perto de Melboune."

-"Você vai participar dessa corrida?"

-"Sim"

-"Você tem apoio pra corrida?"

-"Não"

-"Entao vai ser dificil você conseguir correr"

-"Veja bem, nasci em um sitio onde nao tinhamos dinheiros pra ter cavalos ou carros, e eu corria atras de ovelhas desde pequeno. Entao anos atras conseguimos juntar um dinheiro e compramos uma fazenda grande, com 2000 ovelhas, mas mesmo já tendo carros e cavalos, quando se aproximava uma tempestade era eu que tinha que ir atras delas, e isso podia durar 2, 3 dias pra eu conseguir. É por isso que eu acho que consigo, são só 2 dias a mais de corrida. 5 dias. Eu corria 3 na fazenda."

Quando a maratona começou, todos deixaram Cliff pra tras, e quem assistia pela televisão torcia pra que alguem parasse quele senhor banguelo, ele poderia morrer durante a prova. Nem correr corretamente ele corria, corria como se estivesse machucado, desengonçado.

Qualquer profissional sabia que demoravam 5 dias pra terminar a corrida, e que pra isso era necessario correr 18 horas e dormir 6. Esqueceram de avisar isso a Cliff.

Quando amanheceu, as pessoas não só ficaram surpresas de Cliff ainda estar correndo, como também de saber que ele correu a noite inteira. Mesmo continuando bem atras dos profissionais ele continuava correndo sem dormir. Cada noite ele se aproximava mais do pelotão da frente, até que na ultima passou todos e ganhou a corrida. Não só ganhou a corrida como bateu em 9 horas o recorde anterior.

Ele finalizou a corrida em 5 dias, 14 horas e 4 minutos e quando lhe deram o prêmio de U$10.000 ele disse que nao sabia que haveria um prêmio, e, que como nao correu por dinheiro, distribuiu toda a quantia entre os outros corredores, sem ficar com um centavo.

Hoje em dia, o jeito desengonçado que ele correu a maratona é usado por varios atletas, por ser mais aerodinâmico e gastar menos energia.

Ninguem mais dorme durante a ultra-maratona Sidney-Melbourne, se você quiser ganhar ela hoje, tem que correr como Cliff correu em 83.

Como só ontem eu vim saber dessa história? Que tirem o teorema de Baskara das escolas e ensinem a historia do Cliff pros moleques!

Tirei do 407 in Vitro

Nenhum comentário: