domingo, 23 de novembro de 2008

Os principais tipos de guitarras que revolucionaram a música.

Quem vai a um bom show de rock, deve ficar perguntando: Porque que o guitarrista troca de guitarra toda hora?
Ou então faz comentários do tipo: Nossa! Essa guitarra é mais bonita que aquela!
Hoje em dia há no mercado inúmeras marcas de guitarras que são réplicas das originais “Gibson Lespaul, Fender Telecaster, Fender Stratocaster, Gibson-Semi acústica, Gibson Explorer Gibson SG". Veja agora a história dos principais modelos:



Telecaster

Modelo criado por Leo fender que queria um instrumento que fosse produzido em larga escala, com facilidade na montagem e um custo baixo.
Outras guitarras na época, tinham um timbre voltado para o Jazz, porém a Fender Telecaster revolucionou a personalidade sonora agradando muitos guitarristas que tocavam outros gêneros.



* Guitarra com jeitão caipira, o design é muito criticado.
* Timbre agudo e seco, voltado para o country ou um rock mais clássico.



Lespaul

Pessoalmente acho o modelo mais robusto de guitarra, me agrada no design e na sonoridade com um timbre mais grave e aveludado.
Les Paul é o nome artístico de Lester William Polfus, guitarrista, criador de intrumentos, técnicas e conceitos.

Na época Lester William Polfus (Lespaul) apresentou sua guitarra a técnicos da Gibson que inicialmente não gostaram alegando que a tendência na época seriam as guitarras Semi-acústicas. Mas após a Fender lançar a Telecaster e a Gibson perder mercado, aceitam a proposta de Lester William Polfus e iniciam a produção das Lespauls.

Foto: Gibson Epiphone

*Por ser pesada, as Lespauls causam desconforto quando guitarristas de pé à utilizam por muito tempo.



Stratocaster

Essa sem dúvida é a guitarra mais popular, facilmente reconhecida pelo design. Projetada por Leo Fender nos moldes do Fender Precision Bass, no início possuia três captadores "Single Coil", mas hoje em dia encontra-se no mercado Stratocasters com um hambucker. O timbre da Stratocaster é agudo, devido a madeira. As originais (fender) são feitas de alder, mas podem ser fabricadas com freijó, mogno, basswood, swam ash e marupá, sendo cada madeira um timbre diferente.




Semi-acústica

Como o próprio nome diz SEMI, quase acústica e... elétrica também. Essas guitarras tem um corpo semelhante a de um violão, porém possuem captadores e pequenas aberturas no corpo que influenciam no timbre. As primeiras semi-acústicas foram produzidas pela Gibson antes da criação da LesPaul, e conquistou o gosto do Rei do Blues BBking. Hoje em dia encontramos semi-acústica em vários gêneros musicais principalmente músicos do Jazz e Blues, tocando quase sempre sem efeitos.





Explorer

Essa guitarra não é tão famosa quanto as Stratocasters ou as Lespauls, e por isso só conheci a guitarra quando o U2 veio ao Brasil em 2006, o guitarrista da banda The Edge usou uma na música Beutiful Day. A Gibson possui três modelos as * -
Explorer Pro; X-Plorer; New Century, cada uma com pequenos detalhes que as diferenciam no design e timbre.




SG (Solid-Guitar)

Abreviatura de Solid-Guitar. Surgiu nos anos 60, foi feita quando a Gibson cansou do design da Les Paul deicidiu mudar o formato colocando "2 Cutaway que são aquelas curvinhas" de encaixe da mão - para competir com a Telecaster da Fender.


*As SG, possuem peso e timbre semelhante às Lespauls.

Outras marcas conhecidas que CRIAM e fabricam guitarras como a Fender e Gibson são a Ibanez, Cort, PRS, Whashburn, Condor, Line 6, Godin, Tagima, etc...
Fonte: This Ampere

Nenhum comentário: