domingo, 4 de janeiro de 2009

10 coisas que vão dar o que falar em 2009

Uma seleção de temas, pessoas, programas e objetos que vão dar o que falar neste novo ano.

1. A Índia chega ao povão
Em 2008, só se falou na Índia. Mas isso foi entre economistas e formadores de opinião. Em 2009, a Índia chegará à boca do povo. A novela Caminhos das Índias vai bombar moda indiana, costumes, comida e até música. Ninguém vai aguentar mais falar em Índia. Igualzinho a 2008.

2. Fala que eu te escuto
Você fala, o site faz a busca no celular e mostra os resultados próximos de onde você está. A tecnologia já é testada pelo Google nos Estados Unidos com ótimos resultados. Tem tudo para pegar em 2009. O usuário diz “pizza” – e o Google mostra onde tem uma pizzaria perto de onde ele está. Como o Brasil está sempre nos planos do Google, uma versão brasileira não deve tardar a chegar por aqui. Por enquanto, o brasileiro que fala pizza vê o Google procurar por “sex”. Não é que o buscador seja tarado. O problema é o nosso sotaque.

3. Sugestão de férias
Por que passar as férias em Nova York ou Paris? Chega de mesmice! No Parque Ecoalberto, no México, você poderá participar de uma simulação de imigração ilegal aos Estados Unidos. Para deixar as coisas mais reais, a empresa contratou ex-atravessadores de imigrantes. O visitante acampa à noite, rasteja pelo chão, cruza rios e tenta atravessar a fronteira de mentirinha. Tem guardas armados e tudo. A sorte é que eles não atiram. Custa só US$ 18 por dia.

4. Posso ler sua mão?
Lembra aquela previsão de que os caixas eletrônicos reconheceriam todo mundo pela leitura da íris dos olhos? Bem, isso foi nos anos 90. Em 2009, a biometria promete começar a pegar. Já há no Brasil pelo menos 500 caixas instalados com um lugar para você pôr a mão. A previsão é que haja 24 mil até 2010. A tecnologia foi desenvolvida pela Fujitsu e reconhece o cliente pela leitura dos vasos sanguíneos da mão. Ela lê a palma da mão, mas não diz o futuro de suas finanças.

5. Dilma vem aí
Ela tem tudo para virar figurinha fácil na mídia. Depois que uma pesquisa do Sensus mostrou que a ministra Dilma Rousseff é desconhecida para 47,8% dos brasileiros, Lula demonstrou certo descontentamento. “Ela é a pessoa mais gabaritada, mas isso não basta. É preciso ter mais disposição para dar entrevistas”, disse Lula. Não se espante, pois, se você vir Dilma sentada no sofá da Hebe em 2009.

6. Reforma tributária
Todo ano dizem que ela sai. O ano que vem será o último antes que os parlamentares comecem a se dedicar integralmente às eleições. Governistas e oposição concordam que, com a crise econômica, a reforma urge para deixar o ambiente de negócios mais competitivo. O problema, como sempre, é entrar em acordo sobre os pontos da reforma.

7. Shows
2008 foi de Madonna. Em 2009, outra diva se apresentará no Brasil. Elton John vem aí neste mês. Na agenda de shows, quem chega também é Alanis Morissette (fevereiro), Radiohead e Simply Red (março) e The Doors (abril). Como acontece todo ano, também há promessa de Paul McCartney.

8. Tesoura nunca mais
Você certamente já se irritou com as embalagens de plástico duro que não abrem de jeito nenhum – a não ser com uma tesoura poderosa. Pois elas estão com os dias contados, por motivos ecológicos e econômicos. A Amazon já anunciou seu fim. Foi seguida pela Microsoft e, agora, a Sony, no finalzinho de 2008, também disse adeus a elas. Em 2009, ninguém vai precisar de uma britadeira para abrir a caixa daquela máquina fotográfica digital.

9. Obama nas alturas
O presidente eleito Barack Obama toma posse no dia 20 de janeiro. Terá pela frente o desafio de corresponder à imensa expectativa de mudança que criou no público interno e externo. Da escolha definitiva do cãozinho às medidas econômicas, vai ser difícil passar um dia sem vê-lo nos jornais. Pelo menos, ele é simpático.

10. A crise, sem marolinha
Essa ninguém gostaria de incluir numa lista de previsões para o Ano-Novo. Mas não tem jeito. A marolinha mostrou que tem força de tsunami e não vai nos deixar tão cedo. Só resta torcer para a maré de más notícias econômicas baixar ao longo do ano.

Lá do Lista 10

Nenhum comentário: