Seth Godin*
Meu maior erro (pelo menos em termos de receita não obtida) foi não acreditar na internet em 1994.
Não que eu não soubesse sobre o assunto. Eu havia escrito um livro chamado “Best of the Net” (O Melhor da Rede). Eu havia escrito até mesmo a matéria de capa de uma revista, já falecida, sobre como navegar na internet. Mas naquele tempo, a Rede se referia apenas a histórias em quadrinhos e serviços online... não havia nenhum browser verdadeiro, não havia mecanismos de busca, somente um monte de conferências e alguns caras no vale do Silício.
Não bastasse eu ignorar o assunto, eu o ignorei ativamente. Eu deixei de registrar centenas de domínios ou construir um site para a Yoyodyne que fosse mais do que um tapa-buraco. Ao invés de expandir minha empresa de jogos/promoções online pela web, nós focamos no serviço da Microsoft em Chicago e no eWorld da Apple. Aff.
Em vez de construir um mecanismo de buscas, eu escrevi um livro chamado “The Smiley Dictionary” (O Dicionário de Smiley). Ganhos até agora: por volta de US$10.000.
Estou passando por todos esses detalhes dolorosos para que você saiba como eu fui idiota. Quantas pistas estavam ali na minha frente, quanto acesso eu tive, como fui deliberado em ignorar tudo isso.
Por que?
Eu acredito que a resposta seja simples: Porque as novas regras do mercado não eram compatíveis com as regras do meu negócio existente.
Negócios vivem em um ecossistema. Uma série de regras e suposições que, juntas, formam um próspero mecanismo.
Exemplo: O ecossistema do petróleo envolve prospecção, perfuração, transporte, refinação, etc. Se você não entende o papel dos automóveis ou do plástico na industria petrolífera, então você não entende a indústria. Você simplesmente não entende. Por outro lado, se você entende o ecossistema dos automóveis e do petróleo, então o ecossistema da energia eólica e dos carros movidos a hidrogênio é extremamente estranho para você.
O ecossistema da internet estava começando a ser preenchido. Eu tinha algumas suposições claras em prática (conteúdo gratuito) e algumas aguardando para ser testadas (a atenção poderia virar dinheiro?). Mas para alguém no ramo de venda de livros e conteúdo online, isso parecia impossível. Regras diferentes, regras que eu não entendia nem poderia aceitar.
Alí é o lugar onde emperramos. Ficamos presos porque nós acreditamos que as regras do nosso negócio são permanentes e transferíveis. De fato, elas são quase sempre temporárias e raramente transferíveis.
Minha abordagem é simples: dê uma olhada nas regras do novo ecossistema. Elas fazem sentido? É possível que elas se tornem realidade? E se elas se tornarem reais, o que acontecerá com você?
*Seth Godin é um dos mais populares “gurus” do marketing na atualidade, autor de diversos livros e de um dos blogs mais visitados sobre o assunto.
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Opinião: Lições tiradas do meu maior erro nos negócios
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Um comentário:
Muito bom o blog! Sempre dou uma olhada pra ver se tem novas atualizações...
abraço
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